A dedetização é fundamental para que os estabelecimentos permaneçam livres de pragas e vetores. As áreas alimentícias e hospitalares são mais propicias para proliferação de insetos. Por isso devem ser monitorados frequentemente, pois esses animais podem colaborar com a proliferação de fungos e bactérias, podendo resultar em infecções de grande porte.
Por isso é necessário que os estabelecimentos fiquem atentos aos serviços prestados por empresas que não possuem documentação e cuidado com este tipo de serviços oferecidos de “porta em porta”.

Para dedetização doméstica, “É de extrema importância que os serviços de dedetização sejam realizados por empresas especializadas, capacitadas e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, pois as mesmas têm conhecimento das técnicas e do uso dos produtos químicos e venenos. Os produtos utilizados podem ser prejudiciais ao ambiente e nocivos às pessoas, caso não sejam adequados e aprovados pelos órgãos de fiscalização”.Caso a empresa contratada não utilize os produtos e as dosagens corretas para a praga que pretende combater, ou use misturas inapropriadas, pode expor a família residente no imóvel a riscos desnecessários, causando intoxicações e envenenamentos, principalmente em crianças, animais domésticos e alimentos.